Cinco jogadores da Rússia que você pouco conhece e deve ficar de olho

A Rússia fechou no domingo (3) a lista dos 23 jogadores que a representarão na Copa do Mundo da qual será anfitriã a partir do dia 14.

O capitão do time mais uma vez será o já conhecido e veterano Igor Akinfeev, 32, que defende a seleção desde 2004 e ficou marcado na Copa de 2014 por causa de uma falha clamorosa no empate em 1 a 1 contra a Coreia do Sul, quando em um chute de fora da área não conseguiu segurar uma bola fácil.

Também faz parte da lista o brasileiro Mário Fernandes, que em 2011 recusou chamado de Mano Menezes para defender a seleção brasileira contra a Argentina. Ele tem passaporte russo desde 2016.

Mas os outros atletas da equipe são pouco conhecidos no Brasil. Por isso, o blog lista cinco que vale a pena ficar de olho durante o Mundial.

Fedor Smolov – 28 anos

Smolov em ação contra a Áustria (Foto: Konstantin Ribin/RFS)
Smolov em ação contra a Áustria (Foto: Konstantin Ribin/RFS)

Atacante do Krasnodar, clube médio da Rússia, ele foi artilheiro da liga local nas temporadas 2015/2016 e 2016/2017, com 20 e 18 gols, respectivamente. Na última, anotou 14 gols e terminou como vice-artilheiro. É titular absoluto do ataque e tem em 12 gols em 31 jogos pela seleção. Tem forte presença de área.

Aleksandr Golovin – 22 anos

Golovin em ação em amistoso contra a Áustria (Foto: Konstantin Ribin/RFS)
Golovin em ação em amistoso contra a Áustria (Foto: Konstantin Ribin/RFS)

Meio-campista do CSKA Moscou é apontado como o jogador mais habilidoso e talentoso da nova geração russa. É titular absoluto e se destaca por dribles e passes de precisão. Na última temporada do Campeonato Russo, fez cinco gols e deu quatro assistências. Tem 18 jogos pela seleção e 2 gols marcados. Rumores dão conta que times ingleses como Manchester United e Chelsea o observam.

Anton Miranchuk – 22 anos
Outro bom nome da nova geração russa, o meia vem batalhando por um espaço entre os titulares da seleção pela qual só fez cinco jogo desde dua estreia em 2017. No Lokomotiv Moscou é incontestável e foi nome importante na conquista do título nacional pondo fim a 14 anos de jejum. Contribuiu com sete assistências.

Anton (à esq.) e Alexey Miranchuk durante treino da Rússia (Stanislav Krasilnikov/TASS)
Anton (à esq.) e Alexey Miranchuk durante treino da Rússia (Foto: Stanislav Krasilnikov/TASS)

Alexey Miranchuk – 22 anos
É irmão gêmeo de Anton e também joga no Lokomotiv Moscou. Atacante, fez sete gols na última temporada do Campeonato Russo. Pela seleção, tem mais partidas que o irmão. São 17 e quatro gols anotados.

Denis Cherisehv – 27 anos

Cherishev em jogo da Rússia contra a Áustria (Foto: Konstantin Ribin/RFS)
Cherishev em jogo da Rússia contra a Áustria (Foto: Konstantin Ribin/RFS)

Único jogador de linha a atuando no exterior (defende o Villarreal), o meio-campista também é reserva da seleção, mas vem ganhando espaço. Na última temporada da liga espanhola atuou em 24 jogos. Teve dois gols e duas assistências. Seu primeiro jogo no time nacional foi em 2012, mas desde então só atuou mais 11 vezes.