Estádio de Kaliningrado é um caldeirão pronto para ferver na Copa do Mundo

Um caldeirão que vai ferver na Copa do Mundo. Esta foi a primeira impressão deixada pelo estádio de Kaliningrado, que abriu as portas na quarta-feira (13), como mostrei em reportagem nesta Folha, na qual conto um pouco mais também sobre esse exclave russo.

Apesar da limitação de lugares por ser a abertura oficial e só 15 mil pessoas terem ido ao jogo entre o Baltika e o Krilia Sovetov pela segunda divisão do campeonato russo, a impressão é que havia muito mais pessoas.

A acústica impressionou jogadores, jornalistas e membros do Comitê Organizador da Copa do Mundo.

“A atmosfera foi incrível, com uma acústica impressionante. Parecia ter muito mais gente do que havia de verdade”, disse Natalia Ischenko, ministra do Esporte de Kaliningrado.

Com um teto não tão alto e um formato sem muito espaço para o som vazar, o eco é grande e cada grito se multiplica, como vocês podem perceber nos dois vídeos abaixo.

O primeiro é de um momento qualquer do jogo. O segundo é do gol que deu a vitória ao Baltika por 1 a 0.

Fiquei imaginando como será com 35 mil vozes cantando e o espetáculo que poderá ser o jogo entre Inglaterra e Bélgica em 28 de junho.

Também me chamou a atenção neste jogo inaugural a quantidade de trabalho que resta ser feito do lado de fora do estádio em pouco mais de dois meses.

Os inúmeros tratores trabalhando e os montes de terra e areia assustam e dão a impressão de que tudo ficará pronto em cima da hora, assim como já vimos na Copa do Mundo do Brasil, em 2014.

O governo local está mobilizando todo seu contingente para dar conta do trabalho e deixar a área verde e com árvores.

Dizem que muito do atraso para o plantio se deve às dificuldades criadas pelo inverno.

As fotos abaixo mostram que a situação está longe da ideal.

Chegar ao estádio neste primeiro jogo-teste foi complicado, com muito transito e nem tantas opções de transporte público.

Até a Copa, dizem que tudo estará bem. E também estimulam os torcedores a ir a pé. Do centro de Kaliningrado, leva-se cerca de 40 minutos, em uma caminhada agradável que passa por diversos pontos turísticos.

O blogueiro viaja a convite do Comitê Organizador da Copa do Mundo