E se fosse no Brasil? Três grandes de Moscou jogam na mesma hora na cidade

Enquanto em São Paulo clássicos são jogados com torcida única e dois grandes não podem atuar na cidade no mesmo dia, o que aconteceu nesta quarta-feira em Moscou desagradaria e muito às autoridades paulistanas.

Em um dia atípico, as três principais equipes da capital russa atuaram quase que no mesmo horário a poucos quilômetros de distância uma das outras, em um raio inferior a 20km.

O mapa abaixo mostra em destaque às estações de metrô que servem cada um dos estádios que foram usados e como as linhas se cruzam.

Às 18h30, teve início o duelo entre Spartak Moscou e Tosno pela semifinal da Copa da Rússia. Ela terminou por volta das 21h20, após prorrogação e pênaltis, com vitória dos anfitriões por 5 a 4 depois de igualdade de 1 a 1.

Às 19h30, a 23 quilômetros dali o Lokomotiv Moscou recebia o Akhmat Grozni em jogo adiado da 23 rodada do Campeonato Russo. A partida acabou 0 a 0 às 21h25.

Também pelo campeonato nacional, em outro jogo atrasado, CSKA e Amkar Perm entraram em campo às 20h30. O duelo acabou às 22h20 com vitória do CSKA por 3 a 0.

Estive presente no jogo do Lokomotiv e o que se viu mais uma vez foi policiamento ostensivo em várias estações de metrô na linha que dá acesso ao estádio e muitos homens das forças de segurança nos arredores da RZD Arena.

Até a publicação deste post, nenhum tipo de conflito entre torcidas ou incidentes haviam sido noticiados.

Somados os públicos dos três jogos foram 40.426 torcedores circulando pela cidade. Pode não ser tanta gente assim, mas em São Paulo nem se o público estimado para cada jogo fosse 5 mil pessoas haveria liberação.

Talvez nesta quarta Moscou tenha enfrentado por um de seus maiores testes de segurança envolvendo torcedores às vésperas da Copa do Mundo e passou sem problemas.

Ainda mais em um país que pelo mundo afora se fala do comportamento violento de seus torcedores.

Talvez também sirva de lição para mostrar ao Brasil que o caminho não é proibir, mas sim encontrar soluções para que os grandes possam jogar no mesmo dia e não obriguem tabelas a serem feitas e desfeitas em questões de horas como aconteceu nas quartas de final do Campeonato Paulista deste ano.

E vale citar também que aqui não existe isso de torcida única em clássicos. Tem sim um ótimo plano de segurança.

Em tempo. A super quarta esportiva em Moscou teve ainda o terceiro jogo da série final do campeonato russo de hóquei, segundo esporte mais popular do país, com o CSKA enfrentando e vencendo o AK Bars, de Kazan, por 3 a 2. A partida aconteceu pertinho do estádio de futebol do CSKA, servido pela mesma estação de metrô.