Moscou tem monumento a criador da AK-47 com arma na mão

Uma das armas mais famosas na Rússia e no mundo, usada em diversas guerras e batalhas civis, a AK-47 está eternizada em Moscou em um monumento desde o ano passado.

O rifle, criado em 1947 e que está em uso desde 1949, aparece nas mãos de Mikhail Kalashnikov, seu projetista. Ele morreu em 2013, aos 93 anos.

A estátua de bronze de 7m de altura está no canteiro central de uma avenida bem movimentada de Moscou, perto de um centro financeiro a cerca de três quilômetros da Praça Vermelha.

A inauguração aconteceu em 19 de setembro de 2017 e reuniu centenas de pessoas. A cerimônia foi marcada por canções militares, o hino soviético e rezas ortodoxas.

A estátua foi financiada pela Rostec, uma corporação governamental voltada para a área militar que possui os direitos de fabricação das armas Kalashnikov. Ela custou cerca de 35 milhões de rublos (R$ 1,9 milhão).

Estátua de Mikhail Kalashnikov em Moscou (Foto: Fábio Aleixo)
Estátua de Mikhail Kalashnikov em Moscou (Foto: Fábio Aleixo)

A maior fábrica da Rostec para a produção das armas fica em Ijevsk, a cerca de 1.200 quilômetros de Moscou. Estima-se que desde a criação 70 milhões de AK-47 já tenham sido fabricadas,

Reportagem produzida na época da inauguração pelo jornal de língua inglesa Moscow Times mostrou que a população estava dividida sobre o monumento.

O monumento também ficou marcado por uma gafe. Na parte de trás dele, onde são expostas diversas armas soviéticas, foi colocado inicialmente o desenho de Sturmgewehr 44 (StG 44), rifle usado pelas tropas nazistas na Segunda Guerra Mundial. Três dias após a inauguração, trabalhadores retiraram a arma da escultura.

Armas expostas na pare de trás do monumento (Foto: Fábio Aleixo)
Armas expostas na pare de trás do monumento (Foto: Fábio Aleixo)

Hoje, turistas e locais param no monumento para fazer fotos.

Caso tenham interesse em visitá-lo, ele fica localizado na Oruzheynyy Pereulok, e a estação de metrô mais próxima é a Mayakovskaya.

Parte de trás do monumento a Kalashnikov (Foto Fábio Aleixo)
Parte de trás do monumento a Kalashnikov (Foto Fábio Aleixo)