Maior rio da Europa é pano de fundo para ‘irmãos’ da Copa

Com 3.530 quilômetros de extensão, o Rio Volga é o maior da Europa e corta diversas cidades russas.

Não à toa será pano de fundo de dois estádios da Copa do Mundo da Rússia e imagens suas rodarão o planeta.

Os estádios de Nijni Novgorod e de Volgogrado estão localizados bem ao lado do rio, em uma distância que não chega a um quilôemtro.

Além disso, as cidades de Kazan e Samara – que também receberão jogos da Copa – são cortadas pelo Volga. As arenas, porém, estão localizadas um pouco mais afastadas das águas.

Mas voltando aos estádios de Nijni Novgorod e o de Volgogrado o que chama a atenção entre ambos é o fato de serem quase gêmeos.

Os dois foram desenhados pela companhia GMP Architekten e erguidos pela construtora russa Stroitransgaz.

As fachadas são diferentes. O de Nijni é inspirado no Mané Garrincha. O de Volgogrado lembra um pouco o Ninho do Pássaro de Pequim.

Olhando por cima, porém, os dois estádios tem tetos muito semelhantes.

Por dentro é até difícil dizer em qual dos estádios você está. O formato das arquibancadas são bem semelhantes e as cores as mesmas: azul e branco, apenas arranjadas de forma diferente.

Em Nijni representam a cidade. Em Volgogrado são em referência ao time local, o Rotor.

“Os dois projetos acabaram seguindo pelo mesmo caminho, mas não são cópias idênticas”, disse Serguei Kamin, diretor do projeto do estádio de Volgogrado.

Uma dica para quem gosta de cruzeiros. De diversas cidades à beira do Volga saem barcos para passeios panorâmicos ou por jantares com boas vistas da cidade.

Há também companhias que operam cruzeiros passando por todo o Volga, que nasce em uma região ao noroeste de Moscou e termina em Astrakhan.

O repórter viajou a Volgogrado e Nijni Novgorod a convite do Comitê Organizador da Copa do Mundo