Artilheiro e mais valioso jogador da Rússia perderá Copa do Mundo em casa

Jogador mais valioso do Campeonato Russo, com valor estimado de mercado de 22,44 milhões de euros (R$ 96,59 milhões) Quincy Promes, 26, não poderá mostrar seu talento na Copa do Mundo que acontecerá em sua “casa”.

O jogador do Spartak Moscou – que cederá seu estádio para cinco jogos – é integrante da seleção da Holanda, que não obteve a classificação para o Mundial.

Promes é ídolo no Spartak -clube mais popular da Rússia- e terminou a liga nacional desta temporada como artilheiro.

Na edição 2017/2018, encerrada no domingo, anotou 15 gols, um a mais do que Fedor Smolov, atacante do Krasnodar e da seleção da Rússia.

Somando torneios europeus (Liga dos Campeões e Liga Europa) e Copa da Rússia, totalizou 21 gols.

No campeonato passado e no de 2015/2016, Promes havia sido o vice artilheiro, sempre atrás de Smolov.

Revelado pelo Twente (HOL), Promes está na Rússia desde 2014. Em 128 jogos, fez 64 gols. Uma média de um gol a cada duas partidas.

Ele tem tanta moral que é um dos principais garotos-propaganda do clube e estampou o programa do jogo contra o Dínamo, na última rodada.

Seu nome é um dos mais gritados pelos torcedores no momento do anúncio da escalação. Até uma matrioska personalizada lhe foi dada por fãs.

Não à toa. Em toda a história do Spartak é o estrangeiro com mais gols anotados. Ele até fez uma tatuagem com um gladiador, símbolo do clube.

“Eu amo a Rússia. É a minha segunda casa”, disse em entrevista ao site oficial do Spartak.

Promes mostra como costuma comemorar seus gols (Foto: Divulgação/Spartak)
Promes mostra como costuma comemorar seus gols (Foto: Divulgação/Spartak)

Promes costuma celebrar seus gols fazendo o gesto como se usasse uma máscara. Segundo ele, é para mostrar sua outra personalidade em campo.

“Quando você está jogando é uma pessoa totalmente diferente, uma pessoa com máscara. O Promes no campo e fora dele são pessoas opostas. Me sinto como um matador no campo”, disse.

Seu nome já chegou a ser especulado em equipes como Arsenal e Liverpool e o mais recente interessado é o Southampton. Entretanto, seu contrato com o Spartak vai até 30 de junho de 2021.

“Quincy é o melhor estrangeiro que já jogou na Rússia. Quando ele chegou ao Spartak por muito dinheiro as pessoas não sabiam quem era e o que podia fazer. Mas rapidamente ele mostrou que poeria ser muito útil e um dos principais jogadores do time. Já na primeira temporada os torcedores o amavam e ele assumiu o papel de líder. Hoje vale quase 25 milhões e pode ser o jogador mais caro da história do time”, analisou o repórter do site Sport 24, Maksim Allanazarov.

Apesar do destaque na Rússia, Promes ainda não conseguiu brilhar como se espera na seleção. Ele já disputou 26 partidas e fez só quatro gols.

Na campanha holandesa nas eliminatórias, Promes esteve em campo em sete oportunidades e só fez três gols. Destes jogos, foi titular em cinco.