Museu de aviação na Rússia abriga relíquias da 1ª e 2ª Guerra Mundiais

Chegar até ele não é tão fácil, principalmente com transporte público. Mas quem gosta de aviação e principalmente de aviões históricos deve fazer um esforço e ir até a cidade de Monino, a cerca de 40 quilômetros de Moscou.

Este pequeno município de pouco mais de 20 mil habitantes abriga um dos maiores museus de aviação do mundo e o maior quando se trata de ex-aviões soviéticos.

O Museu Central da Foça Aérea ( Центральный музей Военно-воздушных сил РФ, em cirílico) tem em sua coleção cerca de 170 aviões e mais de 120 exemplos de motores.

Eles são exibidos não apenas em espaços fechados ou hangares, mas em um grande campo, que mais parece um cemitério de aviões.

O foco do museu é a história da aviação russa/soviética por meio das 1ª e 2ª Guerra Mundiais. Ele foi colocado pela rede americana CNN na lista dos 14 melhores museus de aviação do planeta.

Ali estão, por exemplo, aeronaves de combate usadas em bombardeios a Berlim e na defesa de Stalingrado, em um dos combates mais sangrentos da 2ª Guerra.

Estão à mostra também bombas despejadas por estas aeronaves e munições de suas metralhadoras.

Bombas despejadas pelas aeronaves durante a Segunda Guerra Mundial (Foto: Fábio Aleixo)
Bombas despejadas pelas aeronaves durante a Segunda Guerra Mundial (Foto: Fábio Aleixo)

Há um espaço também dedicado a helicópteros de guerra e de serviço e uma seção sobre experimentos soviéticos, como balões usados para voos à longa distância e até um carro equipado com motor de avião e asas para ser usado na neve.

Este é o “Север 2” (Norte 2), carro produzido entre 1959 e 1964. Ele podia atingir 60 km/h e tinha uma autonomia de 5 horas com tanque cheio. Era usado em regiões remotas da Sibéria e no Cazaquistão na época de nevascas.

Север 2, carro equipado com motor de avião (Foto: Fábio Aleixo)
Север 2, carro equipado com motor de avião (Foto: Fábio Aleixo)

A única aeronave comercial exposta no museu é uma que marcou época para os soviéticos: a Tupolev TU-144.

Foi o primeiro jato supersônico do mundo, superando o famoso Conocorde por apenas alguns meses. Fez seu primeiro voo experimental em 31 de dezembro de 1968, enquanto o empreendimento – franco-britânico foi ao ar em 2 de março de 1969.

Entretanto só passou a levar passageiros em 1º de novembro de 1978, quase dois anos após o seu conccorrente por conta de questões financeiras.

O Tupolev TU-144 podia carregar 55 passageiros a uma velocidade de 2.000 km/h.

O modelo pouco foi usado. Fez somente 55 voos. Porém foi usada para transporte de carga até 1983, tendo realizado 102 voos.

Mais tarde o Tu-144 foi usado elo programa espacial soviético para treinar pilotos e também para pesquisas supersônicas da Nasa.

Tupolev Tu-144 ao fundo (Foto: Fábio Aleixo)
Tupolev Tu-144 ao fundo (Foto: Fábio Aleixo)

Exposto no museu é um dos lugares favoritos para fotos dos turistas.

O museu é visitado anualmente por cerca de 160 mil pessoas.

Infelizmente, as explicações são quase todas em russo. Mas as fichas técnicas dos aviões aparecem em inglês.

SERVIÇO
Museu Central da Foça Aérea ( Центральный музей Военно-воздушных сил РФ, em cirílico)
Localização: Monino, a 40 quilômetros de Moscou
Como chegar: De carro, táxi (cerca de R$ 180 entre ida e volta com Yandex Taxi) ou trem (R$ 23 entre ida e volta). Da estação, são cerca de 2 quilômetros.
Preço: 250 rublos (R$ 14)
Horários: Quarta-feira a domingo, das 9 às 17h. Aos sábados até as 16h