Sete pratos que você precisa comer quando estiver na Rússia
Quando viajamos para um outro país não existe nada melhor do que conhecer a culinária local para deixar a nossa viagem ainda mais saborosa não é verdade?
E a Rússia tem muito a oferecer quando o assunto é gastronomia, com pratos típicos de acordo com cada região.
Em Kazan, por exemplo, é comum comer carne de cavalo, como já mostrei aqui no blog.
Quem visitar o país na Copa do Mundo ou fora dela, vai comer bem, uma vez que a oferta é variada.
Abaixo, listo sete pratos que podem ser encontrados em qualquer lugar do país. Os nomes estão em português e russo para facilitar a identificação no cardápio.
Borsch (Борщ)
É a sopa mais tradicional servida na Rússia, apesar de ser de origem ucraniana. Ela é feita de beterraba, mas leva alguns outros legumes em seu caldo, como a cenoura ou o repolho, por exemplo. O borsch pode levar ainda carne bovina em tirinhas.
Para dar mais sabor à sopa, é comum acrescentar smetana (Сметана), uma espécie de iogurte azedo que tem entre 9% e 36% de gordura de leite.
Vareniki (Вареники) e Pelmeni (Пельмени)
Apesar de serem pratos diferentes, estão agrupados juntos por terem a mesma características. São como cappellettis ou raviolis recheados, mas não são servidos com molho.
O vareniki é vegetariano, geralmente recheado com batata ou repolho. Há também versões doces com cereja. Ele é sempre fervido na água.
Já o pelmeni leva em seu recheio carne. As mais comuns são bovina, suína e de carneiro.
Pode ser servido fervido ou frito.
A sematana acompanha ambos os pratos.
Estrogonofe (Бефстроганов)
Popular no Brasil é um prato típico da culinária russa e criado no século XIX e seu nome deriva de um diplomata russo e ministro do interior chamado Alexander Stroganov.
A receita russa é diferente da brasileira, que usa carne ou frango e molho de tomate com creme de leite.
Na Rússia, são pedaços de carne ou frango num molho feito com smetana.
Geralmente, é servido com purê e pepino em conserva.
Pirojki (Пирожки)
São pequenos pastéis assados e que são uma boa entrada ou para matar a fome na hora da pressa. Eles são recheados das mais diversas maneiras. Podem ter carne, batata, repolho, frango, ovo. Há também os doces, geralmente de cereja ou maçã.
Gretchca (Гречка)
É o cereal mais consumido pelos russos e é cozido como o arroz. Pode ser cozida sozinha ou misturada com carne, cebola, frango. Serve de acompanhamento para qualquer tipo de prato. No Brasil e em outros lugares, este cereal é conhecido como trigo sarraceno.
Blini (Блины)
São as panquecas russas que também podem ser salgadas ou doces e levarem os mais variados recheios, como caviar, por exemplo. Costumam ser servidas com smetana.
Hatchapuri (Хачапури)
Este é um prato originário da Geórgia e bem comum na culinária local. Porém, como o país fazia parte da União Sovética, são vários os restaurantes georgianos espalhados pela Rússia.
Os russos gostam tanto que durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi de 2014, cerca de 175 mil unidades do produto foram consumidas.
O hatchapuri é uma espécie de esfiha ou pão que tem sua massa feita com água, leite, farinha de trigo, levedura e óleo.
A versão mais tradicional chamada de Ajarski é recheada na cavidade do meio com queijo, geralmente o sulguni, e um ovo de gema mole.
Existe um outro tipo mais parecido com uma pizza. A massa é bem mais seca e o hatchapuri é recheado apenas de queijo.