Moscou apresenta a sua vuvuzela gigante para a Copa do Mundo

A Prefeitura de Moscou apresentou nesta segunda-feira (28) a vuvuzela que instalará no Parque Sokolniki, um dos maiores da capital, no dia 13 de junho, véspera de abertura da Copa do Mundo.

O instrumento musical elétrico feito de plástico será munido de um alto-falante terá 9 metros de comprimento e levará as cores da bandeira russa: o vermelho, o azul e o branco.

A ficará exposta no parque no nordeste de Moscou até o fim do torneio.

O alto-falante da vuvuzela será acionado sempre que alguém falar, cantar ou gritar no microfone instalada nela.  Quanto mais tempo durar a interação, mais longo será o som emitido.

Nos dias de jogos da Rússia na Copa, o alto-falante da vuvuzela reproduzirá  a transmissão de rádio e emitirá sons especiais sempre que o time local marcar um gol.

Para não criar um grande incômodo a quem estiver passeando pelo parque e quem mora ao redor, o volume será limitado a 120 decibéis (o equivalente a uma buzina de carro).

Nos estádios, a Fifa proíbe o uso de vuvuzelas e qualquer outro instrumento como cornetas e grandes tambores.

A vuvuzela ficou mundialmente famosa há oito anos, na Copa da África do Sul.

Para quem quiser ver de perto a vuvuzela russa, o jeito mais fácil de se chegar ao parque Sokolniki é de metrô. Ele é servido por uma estação de metrô de mesmo nome (Сокольники, em cirílico).