Saiba como fazer para visitar Lênin quando estiver em Moscou
Uma das principais atrações de Moscou goste você ou não dele, seja ou não fã do comunismo é o mausoléu de Vladimir Lênin.
Ele fica localizado na Praça Vermelha, mas tem horários bem restritos de funcionamento, o que exige um bom planejamento.
Além disso, na alta temporada, como será o período da Copa do Mundo, grandes filas se formam para vê-lo.
O mausoléu não abre no domingo, segunda e sexta-feira.
Nos outros dias, funciona apenas das 10h às 13h. A entrda é gratuita.
Há um forte esquema de segurança, com revista e não são permitidas grandes mochilas ou câmeras fotográficas no interior. Se você tiver algum destes itens, precisará deixá-los em um guarda-volume ao lado da entrada.
Fotos com celulares também estão proibidas.
Dentro do mausoléu é proibido ficar parado e você precisa estar em constante movimento para não ser repreendido pelos homens que fazem a segurança.
Lênin morreu em 1924 e sua vontade era ser enterrado em São Petersburgo, mas foi Josef Stálin quem impôs a decisão de embalsamar o corpo e conservá-lo em um lugar nobre de Moscou.
Durante todo este tempo, foram vários os trabalhos de restauração e manutenção do corpo.
Uma das poucas vezes que saiu de lá foi em outubro de 1941, quando havia risco de Moscou ser capturada pelas tropas alemãs durante a Segunda Guerra Mundial. Ele foi levado para a cidade de Tiumen, na Sibéria. Depois da Guerra, foi reaberto.
O que poca gente talvez saiba é que Stálin também teve seu corpo exibido no mausoléu durante alguns anos. Isso aconteceu entre 1953, ano da sua morte, e 1961.
Mas na época da “desestanilização” conduzida por Nikita Kruschev, o corpo foi retirado dali e enterrado na necrópole junto às paredes do Kremlin, logo atrás do Mausoléu.
Hoje, o corpo de Stálin permanece ali, ao lado de outros soviéticos e russos famosos como o astronauta Iuri Gagarin.
Estes túmulos também são visitados quando se vê o mausoléu.
O acesso por metrô é bem fácil. Você pode desembarcar em várias estações: Teatralnaya (linha 2- verde), Ploschad Revolyutsii (linha 3- azul-escura), Okthony Ryad (linha 1-vermelha) e Aleksandrovsky Sad (linha 4 – azul clara).