De Petersburgo a Moscou; como cada cidade aparece no vídeo da Copa
Na sexta-feira (1º), a Fifa divulgou o vídeo que servirá de introdução para as transmissões da Copa do Mundo e você pode vê-lo clicando aqui.
A peça de 45 segundos de duração traz diversos símbolos que fazem parte da cultura russa e também pontos turísticos das 11 sedes do torneio, pela qual passei ao longo dos últimos meses.
Algumas das cidades têm mais destaque do que outras, mas todas estão ali de alguma maneira.
Abaixo, o blog mostra para você como cada cidade e ícone cultural da Rússia estão representados por ordem de aparição no vídeo.
Lembrando que dá para visitar todos estes pontos turísticos, a maioria sem pagar nada.
E aí, vamos embarcar nesta viagem?
São Petersburgo – A cidade é famosa por seus canais e pontes e por isso um ponte aparece no vídeo. Ao fundo são retratadas duas torres chamadas de Colunas Rostrais, que são um marco do município e que fazem homenagem à Marinha russa, que teve papel importante nas guerras travadas pelo país desde os tempos de império.
Kaliningrado – O exclave russo, que faz fronteira com Polônia e Lituânia, é representado pela catedral de Königsberg (antigo nome quando pertencia à Alemanha). A igreja é um dos principais pontos turísticos da cidade. Foi inaugurada no século 14.
Sputnik 1 – Aqui uma pausa nas sedes para relembrar a Corrida Espacial e o satélite lançado ao espaço em 4 de outubro de 1957.
Kazan – A capital do Tatarstão é retratada por Zilant, uma criatura legendária que lembra um dragão. Uma escultura de Zilant fica localizada em frente ao Kremlin da cidade e é um ponto onde vários turistas fazem fotografias.
Nijni Novgorod – A cidade é lembrada pela torre de seu Kremlin, que aparece na imagem acima no canto esquerdo e pode ser vista em mais detalhes abaixo. A fortaleza de Nijni é uma das mais importantes da Rússia e também parada obrigatória para os turistas.
Samara – Um dos principais centros da indústria aero-espacial da Rússia, a cidade é retratada pelo lançamento de um foguete. No município existe um museu voltado apenas para contar a história dos cosmonautas da Rússia.
Saransk – A menor cidade da Copa, com pouco mais de 307 mil habitantes, tem uma aparição relâmpago no vídeo. Ela é representada pela catedral de São Teodoro Ushakov, que fica na praça central.
Volgogrado – A histórica cidade conhecida no passado como Stalingrado foi palco de uma das mais sangrentas batalhas da Segunda Guerra Mundial, com quase dois milhões de mortos. Ela é retratada pela estátua Rodina Mat (Mãe da Pátria).
Iekaterinburgo – A cidade da Copa localizada mais ao Leste é representada por dois monumentos. O que aparece mais à esquerda é uma das laterais da Casa Sevastianov, localizada bem no centro do município. À direita, uma espécie de Torre Eiffel, que marca a fronteira entre Europa e Ásia.
Rostov-do-Don – Palco da estreia da seleção brasileira, a cidade é representada pela torre da igreja de São Dimitri e ao fundo pela estela Nick, em homenagem aos soldados mortos durante a Segunda Guerra Mundial.
Sochi – Palco dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, a cidade é representada pelas montanhas do Cáucaso e os teleféricos que são acesso às estações de esqui como Krasnaia Poliana e Rosa Khutor.
Trem – Antes de se chegar à capital Moscou, a imagem daquele que é o meio de transporte mais usado pelos russos. Lembrando também que durante a Copa, haverá trens-grátis para os torcedores se locomoverem entre as cidades-sede.
Moscou – Capital, maior cidade do país e sede da abertura e final, a cidade é que tem mais destaque com três pontos turísticos para lá de famosos. Por ordem de aparição nos quadros, ssão: a catedral de São Basílio; o teatro Bolshoi, catederal do Cristo Salvador e estátua de Gagarin; e o Kremlin.
Ovo de Fabergé – O vídeo acaba com a taça da Copa do Mundo surgindo dentro de um ovo de Fabergé. Os ovos de Fabergé são obras-primas da joalharia produzidas por Peter Carl Fabergé e seus assistentes no período de 1885 a 1917 para os czares da Rússia. Os ovos, cuidadosamente elaborados com uma combinação de esmalte, metais e pedras preciosas, escondiam surpresas e miniaturas.