Cinco jogadores que atuam na Rússia e podem se destacar por outras seleções
A seleção russa não está tão em alta e os times locais sofrem bastante em competições europeias – nenhum foi às oitavas de final da última Liga dos Campeões, por exemplo.
Ainda assim, o Campeonato Russo fornecerá 36 jogadores para as seleções que disputarão o Mundial.
Destes, 21 defendem a equipe local e outros 15 estão espalhados pelas outras da seguinte forma: Islândia (3), Irã (3), Nigéria (2), Suécia (2) e Sérvia (1), Portugal (1), Peru (1), Croácia (1) e Polônia (1).
O blog mostra para você cinco atletas que atuam no futebol russo e são candidatos a destaques de suas seleções na Copa.
Jefferson Farfán, 33 anos, Lokomotiv Moscou, Peru
O veterano atacante faz dupla com Paolo Guerrero, quando Ricardo Gareca opta por dois atacantes ou uma formação mais ofensiva. Se alterna entre titularidade e reserva dependendo da estratégia. Mas nem por isso é peça menos importante. Na seleção desde 2001, já fez 24 gols em 81 jogos disputados. É ídolo no Lokomotiv Moscou. Está no clube desde 2017 e renovou por mais duas temporadas. Na temporada 2017/2018, fez 10 gols em 22 jogos na liga russa.
Andreas Granqvist, 33 anos, Krasnodar, Suécia
O zagueiro é o capitão e xerifão da Suécia. Defende a seleção desde 2006, tendo disputado 71 partidas e feito seis gols. Vai disputar apenas a sua primeira Copa do Mundo. Chegou ao Krasnodar em 2013, mas está de saída para o Helsinborgs, do país-natal, onde pretende encerrar a carreira.
Branislav Ivanovic, 34 anos, Zenit, Sérvia
O experiente zagueiro disputou todos os jogos do país nas eliminatórias para a Copa e esteve em campo em todos os minutos de todos deles, tendo anotado um gol. Está na seleção desde 2006 e jogará seu segundo Mundial – o outro foi na África do Sul, em 2010. Em 102 jogos, tem 12 gols. Defende o Zenit desde 2017, clube ao qual chegou após passar nove temporadas no Chelsea. Será adversário da seleção brasileira na última partida da fase de grupos.
Sardar Azmoun, 23 anos, Rubin Kazan, Irã
O atacante é apontado como a maior revelação iraniana dos últimos anos. Estreou no time nacional quando tinha somente 18 anos, mas acabou deixado fora da Copa do Brasil. Desde então, evoluiu muito e vem sendo observado por vários clubes europeus. Em 32 jogos pela seleção, já fez 23 gols. Na seleção sub-20 teve uma impressionante marca de 20 gols em 20 jogos. Defendendo o Rubin na temporada 2017/18 do Campeonato Russo fez cinco gols e deu cinco assistências em 23 jogos.
Ahmed Musa, 25 anos, CSKA Moscou, Nigéria
O atacante vai disputar a sua segunda Copa do Mundo e em 2014 ficou marcado pelos dois gols que anotou na derrota de sua seleção para a Argentina por 3 a 2. Musa tem se revezado entre titularidade e reserva na equipe nacional, pela qual tem dez gols e nove assistências em 60 jogos, Pode fazer dupla com Alex Iwobi, do Arsenal. Retornou ao CSKA por empréstimo do Leicester em fevereiro. Em dez jogos da liga russa, fez seis gols.
Abaixo os outros atletas que atuam na Rússia e estarão na Copa
Islândia – Ragnar Sigurdsson, Sverrir Ingasson e Bjorn Sigurdson (todos do Rostov)
Irã – Milad Mohammadi (Akhmat Grozni) e Saeid Ezatolahi (Amkar Perm)
Portugal – Manuel Fernandes (Lokomotiv Moscou)
Polônia – Maciej Rybus (Lokomotiv Moscou)
Nigéria – Brian Idowu (Amkar Perm)
Croácia – Vedran Corluca (Lokomotiv Moscou)
Suécia – Viktor Classon (Krasnodar)