Com fotos e vídeos ‘malucos’, blogueiro russo conquista seguidores na internet

Jornalista do site esportivo Championat, um dos mais populares e acessados da Rússia, Dmitri Egorov tem um passatempo nas horas vagas e também durante o trabalho: registrar todos os seus passos no perfil do Instagram: @edim_sport.

Até aí não há nada de demais.

Mas Dima ou Edim, como também é chamado, abusa da criatividade, senso de humor e ironia em suas postagens.

E ele é uma máquina de postar.

Por dia, passa tranquilamente dos dez stories. Sempre em situações inusitadas ou engraçadas. Seja em um avião, na praia, numa quadra de tênis, na rua ou no estádio de futebol.

Ali está ele ou fazendo alguma peripécia ou alguma de suas caretas, como vocês podem ver abaixo.

Os vídeos também são hilários. Outro dia colocou seu cachorro correndo atrás de uma bola e o comparou a Roman Zobnin, volante do Spartak e da seleção da Rússia. Em outro, pedia dicas para poder lavar um tênis em branco. Também relatou o “drama” com um avião que ficou parado duas horas no aeroporto por causa de uma porta quebrada.

Outros vídeos não fazem sentido algum. São caminhadas pelas ruas, muitas caretas e um turbilhão de palavras em pouco mais de 15 segundos. Conversas com cidadãos comuns na rua também marcam suas publicações.

As peripécias de Edim agradam ao público. Ele já tem mais de 19 mil seguidores em seu perfil no Instagram, entre eles o capitão do Spartak Denis Glushakov e Cirilo, brasileiro que defendeu a seleção russa de futsal.

Com a Copa do Mundo chegando, espera arrebatar ainda mais seguidores.

Dentro da imprensa russa já é considerado um personagem folclórico.

“Eu gosto muito de rir e fazer as outras pessoas darem risadas também. Por isso gosto de fazer coisas malucas em meus vídeos. De onde tiro as ideias? Simplesmente andando na rua, eu olho para os meus pés e penso. Isso é engraçado. E começo a filmar. Também sempre tem alguma porcaria ou coisa estranha acontecendo. Então gosto de registrar e interagir com quem passa pelo meu caminho”, disse Egorov em entrevista ao blog.

E ele recebe muitas mensagens dos seguidores e sempre trata de responder, para manter um público cativo para as suas publicações.

“Recebo diversas mensagens todos os dias. Dentro do possível, tento falar com todos. E isso é muito útil também para ter ideias e às vezes acaba me ajudando. Recentemente postei que queria uma raquete de tênis. Escrevi para um representante da Federação Russa de Tênis e disseram que me darão uma”, contou o jornalista.

O pedido pela raquete veio após publicar uma foto na qual imitou o português Cristiano Ronaldo.

Outra coisa que Egorov não esconde em suas postagens é o amor pelo Spartak Moscou, clube do qual é setorista. E faz isso sem temer nenhum tipo de represália. Na Rússia, é comum os jornalistas declararem seus times.

“Sou mesmo torcedor do Spartak e não vejo problema nenhum disso, pois desde criança amo o clube e não é agora que deixarei de torcer. Mas eu sou muito crítico do time. Faço mais críticas até do que elogio, para falar a verdade”, contou.

“Como sou torcedor do Spartak eu não vou nunca ao estádio do CSKA trabalhar nos jogos do time, mas nem acho que seria correto. Pois todos sabem meu time. Só vou lá quando joga a seleção”, disse.

Outro dia teve que voar em um avião da Aeroflot que leva o símbolo da equipe rival por ser sua patrocinadora e não gostou nem um pouco.

Trabalhando como jornalista há seis anos após se formar na Universidade Estatal de Moscou para Cultura e Artes, Egorov vai cobrir sua primeira Copa do Mundo.

Ele já esteve na Eurocopa de 2016, na França, e nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang em fevereiro deste ano.

“Foi muito legal estar em Pyeongchang, pois pude conhecer uma cultura totalmente diferente da russa e europeia”, disse.

Fotos fazendo careta e vídeos nonsense não faltaram.

A Copa do Mundo promete também para Egorov e seus seguidores.