Não é só futebol brasileiro que faz sucesso na Rússia, o cinema também
Em ano de Copa, o futebol brasileiro que já é admirado, fica ainda mais em evidência na Rússia.
Mas na esfera da arte e da cultura, o Brasil também faz sucesso em solo russo com um festival de cinema que começou em 2008 e desde então acontece de maneira ininterrupta.
São vários os filmes nacionais exibidos em importantes cinemas do país. A mostra já esteve em Moscou, São Petersburgo e Kazan.
Neste ano, será reaizada na última semana de setembro e primeira de outubro em Moscou e São Petersburgo.
A ideia surgiu em 2005 e após três anos o primeiro festival foi realizado. A ideia partiu de Fernanda Bulhões, diretora da Linhas Comunicação.
Há 13 anos, viajou a Moscou para acompanhar um cliente da agência. Como parte do trabalho, fez uma aproximação entre seu cliente – uma empresa recém-criada no Brasil que levava estudantes para as principais universidades russas – com a Embaixada do Brasil em Moscou.
Daqueles encontros, especialmente com os responsáveis pela área cultural, ela percebeu que havia uma possibilidade real para levar a cultura brasileira para a Rússia. E sugeriu para a Embaixada a criação de um festival de cinema brasileiro. A ideia foi aceita.
Desde então, foram 10 edições consecutivas em Moscou, outras 6 em São Petersburgo e uma em Kazan, com 120 filmes exibidos até o ano passado.
O festival reúne um mix de filmes e estilos, entre dramas, comédias, documentários e animação.
Diversos artistas já estiveram na Rússia, entre eles Dan Stulbach, Denise Fraga, Letícia Sabatella, Milhem Cortaz, Camila Márdila, Daniel Dantas, Vinicius de Oliveira, Bruna Lombardi, Augusto Madeira, Chambinho do Acordeón, André Abujamra, além dos diretores Luiz Villaça, Hálder Gomes, André Ristum e Eduardo Coutinho.
“Mais de 95% do público é formado exclusivamente por russos que adoram a cultura brasileira. Muitos são autodidatas em português e aprenderam nossa língua vendo novelas ou, mais recentemente, baixando filmes da internet”, afirmou Fernanda Bulhões.
Segunda ela, que assina também a curadoria do festival desde a primeira edição, o cinema é a melhor forma para disseminar a cultura de um país. “É impressionante conhecer russos que falam português com uma desenvoltura incrível sem nunca ter frequentado uma escola do idioma. Cada ano que passa conhecemos mais e mais pessoas que já se aproximam de nós para trocar ideias sobre os filmes em português”, disse.
Filmes com a temática de futebol já fora exibidos, como no ano passado, com o “Roubo da Taça”, comédia sobre o roubo da Taça Jules Rimet.
O FESTIVAL DE CINEMA BRASILEIRO NA RÚSSIA EM NÚMEROS
Edições: 10 em Moscou, 6 em São Petersburgo e uma em Kazan
Total de filmes desde 2008: 120
Público total: mais de 50 mil pessoas
Artistas em Moscou e São Petersburgo: 11
Diretores em Moscou e São Petersburgo: 7