Usada para conter hooligans e ameaças à segurança, Fan ID vira xodó e souvenir
Documento criado pelo governo russo para esta Copa do Mundo como uma medida adicional de segurança contra hooligans, a Fan ID (identidade do fã) tem feito sucesso com os torcedores.
Vê-los usando pelas ruas de Moscou é normal, mesmo longe dos estádios ou em dias de jogos.
É uma maneira das pessoas se sentirem mais dentro da Copa e mostrar isso a todos.
“É m clima de festa e estou usando onde vou, tipo uma fantasia de Carnaval. Para as pessoas saberem que você faz parte da Copa. Isso sem falar que temos descontos em atrações e transporte grátis nos jogos”, disse o brasileiro Bruno Monteiro, torcedor do Flamengo.
“Vai ficar como um souvenir também, mas não é só isso. Da muitos benefícios aos torcedores e é importante ter um dispositivo mais de segurança. E foi muito fácil de fazer”, disse o argentino Juan Pablo Bonarota.
Seu primo Cistian Mattosa partilhou da mesma visão.
“É uma ótima medida de segurança e assim se evita qualquer tipo de problema que possa acontecer. E também estou usando direto. Tem todos dados do passaporte, então é uma boa frma de identificação caso a polícia te pare”, disse.
Olga Kristjansdottir, da Islândia, gosta da ideia da Fan ID.
“É algo divertido para ter e ficar de lembrança”, disse exibindo o documento com um sorriso.
Além de ser adotada como uma medida extra de segurança, a Fan ID serve como visto de entrada na Rússia e dá transporte grátis nas cidade-sedes e entre elas.
“Além de todos este benefícios é uma maneira do torcedor também mostrar que esteve na Copa e levar um souvenir para a casa. Tivemos boa experiência na Copa das Confederações. Muitas pessoas publicaram fotos com a Fan ID em suas redes sociais”, disse Andrei Chernenko, diretor de projetos estratégicos do Ministério de Comunicação e Mídia da Rússia.
O órgão é o responsável pela coordenação de todo o projeto.