Peteleco no pescoço? Na Rússia, gesto é sinal de bebedeira; saiba o porquê
Que os russos gostam de beber e que a vodca aqui é tão barata quanto a cachaça no Brasil talvez não seja novidade para ninguém.
Mas você sabia que os russos têm um gesto especial quando querem convidar alguém para beber, para mostrar que vão iniciar a bebedeira ou indicar que alguém já está bêbado?
Se um russo der petelecos na lateral do pescoço é o sinal que há álcool à vista, para ser consumido ou que já foi tomado.
Não existe uma explicação certa para isso, mas a versão mais difundida é que tudo tenha começado no período em que o Czar Pedro 1, ou Pedro O Grande, governou o Império Russo, entre 1682 e 1725.
De acordo com relatos, um homem [pode ter sido um carpinteiro ou construtor de navios] fez um trabalho grandioso para o czar – não se sabe bem o que ao certo – e por isso ganhou uma recompensa.
Poderia beber de graça em qualquer lugar pela vida toda.
Para isso, foi lhe dado um certificado para que apresentasse em bares e tavernas. Porém, como sempre deixava o local bêbado, perdeu várias vezes o certificado, exigindo que novos fossem confeccionados.
Para resolver o problema de uma vez, o czar chamou o homem mais uma vez e colocou um “carimbo” em seu pescocço, como aqueles de marcar boi.
A partir deste momento, sempre que entrasse em uma taverna ele poderia mostrar a marca no pescoço com o dedo.
A tradição pegou e hoje é algo bem comum.
A outra versão remete ao coronel Nikolai Raevski, que comandou os russos nas Guerras Napoleônicas.
O gesto viria da expressão “colocar [uma bebida] embaixo do colarinho”, algo popular no século 19 e começo do século 20. Ele teria popularizado o gesto junto aos seus soldados.
Vale notar também que o gesto foi adotado por vendedores ilegais de álcool durante a lei seca estabelecida pelo Czar Nicolau II em 1914.
Por isso, se vier para a Rússia seja na Copa ou fora dela, não se espante quando alguém der um peteleco em seu próprio pescoço.