Não é só nos EUA. Você sabia que a Rússia também tem a sua Casa Branca?
Não é só os Estados Unidos que têm a sua Casa Branca.
A Rússia também tem uma. E ela está localizada à beira do Rio Moscou, na capital do país.
Oficialmente é conhecida como “Casa do Governo da Federação Russa” (Дом Правительства Российской Федерации, em cirílico).
O edifício é o local de trabalho do primeiro-ministro Dmitri Medvedev.
Ele tem 102 m de altura e a bandeira em seu topo alcança 119 m. Sua área total é de 172,7 mil metros quadrados. Tem diversos escritórios e 27 halls para eventos e recepções. É fechado para o público.
O prédio foi construído entre os anos de 1965 e 1981, na União Soviética, e levava originalmente o nome “Casa dos Sovietes”.
A Casa Branca ilustrou um selo de 50 copeques lançado em 1991, em homenagem ao golpe de estado malogrado ocorrido em 1991.
Tal golpe foi comandado por uma ala radical de membros do governo da União Soviética para tirar do poder Mikhail Gorbatchev, presidente soviético, que trabalhava em medidas de abertura para o exterior. Ainda que não tenha sucedido, é apontado como momento chave para o fim da União Soviética.
Imagens de tanques de guerra em frente ao prédio correram ao mundo.
Em 1993, em outro momento de tensão na Rússia.
Uma disputa política pelo poder entre o presidente Boris Ieltsin e o parlamento russo foi resolvida com uso de força militar, naquela que ficou conhecida como a Crise Constitucional de 1993. Ela durou 13 dias e acabou com 187 pessoas e 437 feridas.
Episódio marcante aconteceu em 4 de outubro. Os militares, que estavam ao lado de Ieltsin, atacaram a Casa Branca, que servia como sede do parlamento russo. Houve também invasão do prédio.
A fachada ficou toda danificada e queimada, em imagens que se tornaram famosas em todo o planeta. Por algum tempo recém-casados paravam em frente ao prédio para fazer fotos.
Após meses, o edifício passou por uma grande restauração. E o símbolo russo, a águia de duas cabeças foi instalada no topo e segue até hoje.